ATITUDE DE RISCO

 Quando dado um novo objetivo, você tem prazer em descobrir por conta própria ou prefere a segurança de pedir orientação aos outros? Você pode chegar lá de qualquer forma, mas considere isto: Ser muito contrário ao risco pode resultar em oportunidades perdidas e falta de crescimento.

Certamente, correr riscos aumenta a chance de erro, e os erros podem ter consequências. Entretanto, cometer erros é um ótimo professor, talvez o melhor professor!

Aprendendo Com os Erros

Erros são oportunidades de aprendizado. Quando cometemos um erro, algo extraordinário acontece em nosso cérebro. Ele reúne informações sobre a experiência e, a partir dessa aprendizagem, ela se expande. Ele eventualmente retorna às suas dimensões originais, retendo os circuitos neurais criados pelo aprendizado.

Cometer erros torna nosso cérebro mais maduro e nossas sinapses mais eficientes!

Falha Rápida

Se você quiser experimentar algo novo e correr o risco de falhar, certifique-se de que isso aconteça rapidamente para que você, ou sua equipe, possam seguir rapidamente para uma solução diferente.

Para desenvolver uma atitude de risco saudável, pergunte-se:

  • Como interpreto e conto a história dos erros que cometi?
  • Eu interpreto os erros como oportunidades de aprendizado e falo sobre eles com confiança, ou os interpreto como erros embaraçosos dos quais eu não quero falar?
  • Estou trabalhando em um ambiente aberto à experimentação?
  • Como o gerenciamento lida com erros e falhas?

Se sua gerência perceber os erros como uma oportunidade de aprendizado, você estará em um bom ambiente para desenvolver uma atitude de risco saudável!