DESAFÍOS BALANCEADOS
Quando nossos desafios combinam com nossas habilidades e não são sobrecarregados pela complexidade, nos envolvemos em uma “Diversão Árdua”, como quando jogamos um jogo, por exemplo.
Diversão Árdua (ou “Hard Fun”), é um termo criado pelo cientista e matemático do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Seymour Papert. Ele teve a idéia de um aluno do primeiro ano que, ao aprender a codificar, se referiu ao trabalho como “árduo e divertido”. Em outras palavras, o aprendizado foi divertido porque foi difícil.
Se você perguntar “Posso ter isso no trabalho”? – Com certeza!
Criando Equilíbrio
Os melhores desafios são difíceis, e exigem que você aprenda algo novo, e use um pensamento crítico, e uma resolução inovadora de problemas para concluí-los. Aprender é um grande motivador!
Não espere sempre ter desafios equilibrados. De vez em quando, todos nos sentimos estressados ou entediados, o que é perfeitamente natural. Entretanto, é importante avaliar regularmente seus desafios com seu gerente para não ficar preso em tensões ou tédio.
Estresse e Tédio
o Oposto da
Árdua Diversão
Se o seu pilar de “Desafios equilibrados” estiver baixo, pode ser uma indicação de que você está entediado ou estressado.
Tédio
Quando você enfrenta desafios que são fáceis demais e não aproveitam suas habilidades, você pode ficar em uma zona de conforto em que é motivado pela inércia. Você conhece este sentimento? Todos nós já estivemos lá pelo menos uma vez! Com o tempo, seu trabalho se torna entediante e acabará diminuindo sua motivação.
Dica: fique de olho no pilar de “Desafios equilibrados” no painel de controle do Beaconforce e discuta com seu gerente quando estiver baixo.
Estresse
O oposto é verdadeiro, quando você é desafiado além de suas habilidades e levado para um estado de estresse.
As pessoas geralmente não sabem quando estão estressadas até que a situação se agrave. Use essas perguntas como um guia para determinar se você está estressado:
Você sente uma perda de controle?
Você fica com raiva facilmente muitas
vezes com alguém que não tem culpa?
Você está fugindo do seu trabalho,
concentrando-se em responsabilidades
diferentes ou re-delegando
suas tarefas para outra pessoa?
Você está experimentando um bloqueio
mental e é incapaz de ver as coisas claramente?
Dica: Ao se deparar com muitas tarefas diferentes, converse com seus colegas para obter suporte (é quando a interação social mais vale a pena!), ou peça para que os prazos sejam estendidos, diminuindo a responsabilidade e amenizando o estresse.