METAS CLARAS

Por que ter metas claras é importante?

Nossos cérebros estão preparados para nos ajudar a alcançar metas. Quando os objetivos são claros, específicos e desafiadores, nossos cérebros naturalmente nos impulsionam para um desempenho mais alto liberando dopamina, um neurotransmissor indutor de prazer, assim que alcançamos o objetivo.

Quando nossos objetivos são bem claros, podemos começar a definir a estratégia e as tarefas para alcançá-los. Objetivos turvos e confusos nos deixam atolados nas tarefas sem realmente chegar a lugar nenhum.

Saindo da

Roda de Hamster

Objetivos vs Tarefas

 Você chega no trabalho para concluir as tarefas diárias ou para se aproximar de um objetivo final? As pessoas costumam confundir tarefas com objetivos. Tarefas são necessárias para atingir metas, mas não são metas.

Ter metas claras é importante em todas as camadas da empresa: pessoal, de equipe e organizacional.

Uma vez que a visão seja clara e as metas definidas, todos estarão trabalhando na mesma direção, compartilhando um senso de responsabilidade e propósito dentro da empresa.

Para ser mais eficaz e ter maior satisfação no trabalho, divida o estabelecimento de metas em três partes:

Objetivos Pessoais

A maioria de nós não pensa em nossos objetivos pessoais no trabalho. Nós simplesmente aceitamos nossas atribuições e pulamos para a “roda de hamster”. Ao fazer isso, no entanto, estamos perdendo uma enorme oportunidade de motivação, crescimento e realização.

Ao definir seus objetivos pessoais, faça perguntas como:

O que eu quero fazer de diferente?

O que eu quero aprender?

Qual é o próximo cargo para o qual gostaria de me empenhar?

Dica: discuta seus objetivos pessoais de trabalho com seu gerente ou conselheiro de carreira. Um ou dois objetivos são suficientes. Quando estes estiverem alinhados com os objetivos do seu projeto, sua confiança e motivação decolarão.

Este exercício também aumentará sua autoconsciência e o aproximará de um alto nível de inteligência emocional!

Metas de Equipe

Equipes incentivadas em torno do mesmo objetivo desfrutam de forte colaboração, apoio mútuo e alto desempenho.

É um trabalho do gerente definir metas de equipe transparentes e sem ambiguidade para que todos entendam a direção de seu trabalho. Todos na equipe devem saber exatamente como estão contribuindo para as metas.

Autorreflexão: os objetivos da sua equipe não são claros? Você não está sozinho! Na maioria das vezes, as pessoas estão confusas sobre os objetivos de sua equipe e, além disso, a maioria dos gerentes está completamente inconsciente disso!

Dica: considere propor ao seu gerente uma reunião de revisão de metas para alinhar sua equipe.

Objetivos Organizacionais

Como os indivíduos, as empresas têm melhor desempenho quando têm missões e visões claras, que são compreendidas e adotadas em toda a organização.

A conexão com objetivos de toda a organização estimula a motivação e a criatividade. Afinal, novas abordagens e boas idéias podem vir de qualquer pessoa da organização!

Autorreflexão: o quanto você entende os objetivos da sua empresa? Como você está conectado à sua missão? Você entende como o seu trabalho contribui para isso?

Você se sentirá muito mais incluído na busca de seus objetivos individuais quando souber como eles se encaixam no quadro geral.

Dica: Escreva suas metas pessoais, de equipe e da empresa em notas adesivas e coloque-as em um local onde você possa vê-las.

Autorreflexão: Todas as manhãs, reserve um minuto para ler e reconectar-se a essas metas e pergunte a si mesmo: como meu trabalho hoje contribui para essas metas?

Como sei se meus

objetivos são

claros o suficiente?

Simples. Submeta cada objetivo a estas 3 perguntas: 

O Que? (Alvo)

Qual é o alvo que estou tentando alcançar? Esse objetivo foi definido em colaboração com meu gerente?

Por Quê? (Visão)

Por que este projeto ou tarefa é importante? Como isso está relacionado com a direção da empresa?

Como? (Estratégia)

Como vou alcançar o alvo que estabeleci com o meu gerente?