Você já perdeu a noção do tempo no trabalho porque estava muito envolvido no que estava fazendo?

Chamamos isso de estar no fluxo.

Todos nós queremos nos sentir envolvidos no trabalho, não apenas porque nosso desempenho aumenta naturalmente quando estamos envolvidos, mas porque queremos encontrar significado em nosso trabalho e, finalmente, ser felizes no trabalho. Com base no trabalho do psicólogo húngaro Professor Mihaly Csikszentmihaly “O fluxo é o estado mental de operação em que uma pessoa que realiza uma atividade é totalmente imersa em um sentimento de foco energizado, envolvimento total e prazer no processo da atividade”. Daniel Goleman escreve em seu último livro, Focus: O Oculto Motor de Excelência, que, embora Mihaly chame Flow de “segredo da felicidade”, apenas cerca de 20% das pessoas têm momentos de fluxo pelo menos uma vez por dia. No Beaconforce, queremos mudar isso, fornecendo a você uma ferramenta que pode medir e identificar o fluxo continuamente.

O conceito de Flow

Ao pesquisar esse tópico em profundidade, Mihaly Csikszentmihaly entrevistou muitos profissionais em atividades de alto desempenho nas quais geralmente se fala em fluxo para entender mais sobre o estado de espírito do fluxo, como atletas, jogadores de xadrez, artistas e músicos. Seu objetivo era identificar quais são os elementos que podem criar esse estado e se ele pode ser replicado no trabalho.

Depois de entrevistar diferentes profissionais, ele descobriu que, independentemente da disciplina, todos descreviam o mesmo tipo de elementos.

Requisitos para um estado de fluxo

  • Voluntário de escolha
  • Alto nível de competência
  • Alto nível de desafio
  • Feedback ou retroação imediata
  • Perda de autoconsciência

Efeitos de um estado de fluxo

  • Distorcida sensação de tempo
  • Exclusão completa de distrações
  • Nenhuma preocupação de falha
  • Desempenho ideal

Os elementos para criar um estado de fluxo também podem ser encontrados nos ambientes de trabalho, se forem bem projetados. Usando o aplicativo Beaconforce, você poderá identificar quando está nesse estado de espírito e, o mais importante, o que está faltando no seu ambiente de trabalho, se não estiver lá.

O fluxo no seu painel Beaconforce

No Beaconforce, aproveitamos as descobertas de Mihaly para poder não apenas medir o fluxo no trabalho, mas também identificar se o ambiente de trabalho tem o necessário para criá-lo. Apresentaremos essas idéias em um gráfico visual chamado Diagrama de fluxo. Neste visual, você verá diferentes áreas que representam seu estado de espírito no trabalho, incluindo o fluxo.

É bom lembrar que é impossível estar permanentemente na zona de fluxo, para poder ver sua evolução e em que estado mental você passa mais tempo para fornecer informações sobre seu desenvolvimento e potencial no trabalho. Por exemplo, se você se encontra frequentemente na zona do tédio, talvez seja hora de assumir um novo desafio ou subir a escada da organização.

Zonas do diagrama de fluxo:

  • Estresse
  • Aprendendo
  • Fluxo
  • Atuação
  • Tédio

Para manter seu painel atualizado, basta interagir diariamente com seu aplicativo para fornecer ao nosso algoritmo as informações necessárias para calcular onde você está no diagrama de fluxo.

Lembre-se de que suas respostas a essas perguntas sempre serão mantidas anônimas. Nosso algoritmo usa apenas suas respostas para extrair insights e exibi-las de maneira visual em seu painel, neste caso na forma de seu diagrama de fluxo.

Continue respondendo todos os dias para obter uma localização precisa do seu estado de espírito atual no trabalho no diagrama de fluxo.