O MITO DA MOTIVAÇÃO
Um dos maiores equívocos sobre motivação é que seja possível motivar outras pessoas. A verdade é que não podemos realmente motivar os outros. Podemos orientar, inspirar e ensinar pessoas, até dar um impulso a curto prazo, mas não podemos motivá-los. A motivação vem de dentro e uma vez que entendemos o que precisamos para nos motivar, podemos tomar medidas para chegar lá.
Você já cultivou
uma planta desde
a semente?
Se você já cultivou, o que você fez com a semente? Você se certificou que o solo estava correto, que ela recebesse a quantidade apropriada de luz, água e nutrientes, assim como que a temperatura fosse adequada. Neste ambiente perfeitamente construído a semente tornou-se uma planta e a planta cresceu. Simples, certo?
O mesmo se aplica à motivação. A motivação é a consequência natural de trabalhar em um ambiente projetado para suas necessidades específicas. Graças às pesquisas da ciência comportamental e da psicologia positiva, hoje sabemos quais fatores levam à motivação no trabalho. Você pode se surpreender ao descobrir que eles não são o que você pensa.
Existem dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca.
Motivação Extrínseca é externa a tarefa, o que significa que somos motivados por um incentivo externo que não possui relação com a tarefa em si. A motivação extrínseca nos leva a realizar atividades que não são particularmente agradáveis ou apreciadas.
Um bom exemplo é quando os pais pagam aos filhos uma mesada para colocar o lixo para fora. Uma criança provavelmente não seria voluntária para este dever sem o incentivo externo.
No mundo profissional, as empresas usam salário e benefícios como motivadores extrínsecos. O lado negativo dos motivadores extrínsecos é que eles levam a um foco maior em recompensas de curto prazo e menor em benefícios de longo prazo.
Motivação Intrínseca vem de dentro e é ativada sempre que fazemos uma atividade voltada ao puro prazer da ação em si, independentemente de propósito, resultados ou recompensas.
Um exemplo disso é o jogo. Nós jogamos jogos porque são agradáveis e divertidos. Se vencermos, ótimo, mas é a qualidade do tempo gasto na atividade que realmente nos motiva.
Nós desenvolvemos o Beaconforce para cultivar a Motivação Intrínseca no trabalho, para que o trabalho se torne algo que você queira fazer ao invés de algo que você precisa fazer.
Auto-reflexão: Qual tipo de motivação você mais presencia no trabalho?